Técnico de Pastelaria/Padaria (Nivel IV)

O Técnico de Pastelaria / Padaria é o profissional que planeia, coordena e executa as atividades de produção de pastelaria / padaria, respeitando as normas de Higiene e Segurança, em unidades de produção ou em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não integrados em unidades hoteleiras.

Atividades Principais:

• ●  Efetuar a pré-preparação e armazenamento das matérias-primas utilizadas na produção de pastelaria/padaria, assegurando o estado de conservação das mesmas.
  • ●  Planear e preparar a produção de pastelaria/padaria, efetuando a mise-en-place, de forma a possibilitar a confeção dos produtos necessários, de acordo com as normas de higiene e segurança.
  • ●  Confecionar e decorar bolos e outros produtos de pastelaria em função da programação de produção estabelecida.
  • ●  Confecionar pão e produtos afins em função da programação de produção estabelecida.
  • ●  Conceber e executar peças artísticas em pastelaria e padaria.
  • ●  Confecionar gelados em função da programação de produção estabelecida.
  • ●  Confecionar, executar e montar trabalhos em chocolate.
  • ●  Confecionar receitas de pastelaria e padaria funcional, em função da programação de produção estabelecida.
  • ●  Criar e executar receitas inovadoras de pastelaria experimental.
  • ●  Coordenar equipas de trabalho.
  • ●  Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
  • ●  Controlar os custos dos alimentos.
  • ●  Assegurar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios de serviço, verificando as existências e controlando o seu estado de conservação.
  • ●  Articular com os pontos de venda dos produtos de pastelaria/padaria.

• Técnico de Pastelaria e Padaria em Unidades Hoteleiras, Restaurantes, Pastelarias e Padarias
  • Pasteleiro(a)
  • Padeiro(a)