Técnico de Eletrónica Automação e Computadores (Nivel IV)

A formação destes técnicos tem em conta as características mais comuns à generalidade das empresas portuguesas e a sua necessidade de técnicos qualificados na área da manutenção, dotados da flexibilidade formativa e polivalência funcional, necessárias à execução de funções diversas consoante a dimensão da empresa e a evolução de necessidades.

No final da sua formação o Téc. de Eletrónica, Automação e computadores está apto a:

• ● Seleccionar criteriosamente componentes, materias e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e regulamentos existentes;
  • ● Interpretar e utilizar correctamente manuais, esquemas e outra literatura técnica;
  • ● Efectuar operações de correcção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante;
  • ● Interpretar e reparar pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e protecção;
  • ● Proceder à montagem, manutenção e reparação de automatismos industriais;
  • ● Instalar módulos electrónicos de controlo;
  • ● Reparar placas de microcomputadores, monitores e periféricos;
  • ● Projectar sistemas de alimentação lineares e especiais;
  • ● Interligar sistemas de comunicação.

• Técnico de montagem, manutenção e reparação de equipamentos pneumáticos, eletropneumáticos e óleo-hidráulicos em unidades industriais
  • Projetista de equipamentos com automatismos
  • Instalador e operador de sistemas de automação por autómatos programáveis de pequena e média complexidade
  • Técnico de instalação e reparação de instalações elétricas de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e ptoteção.

Física e Química 200
 Eletricidade e Eletrónica 325