Técnico de Auxiliar de Saúde (Nivel IV)

O Técnico Auxiliar de Saúde é o profissional qualificado apto a prestar apoio em serviços de saúde, sob a direcção e supervisão de um Técnico Superior de Saúde, intervindo na assistência ao utente, visando a promoção do seu bem‑estar.

As actividades principais a desempenhar por este técnico são:

• ●  Colaborar, sob supervisão técnica, na prestação de cuidados de higiene e conforto aos doentes;
  • ●  Proceder ao acompanhamento e transporte de doentes em camas, macas, cadeiras de rodas ou a pé, dentro e fora do estabelecimento;
  • ●  Auxiliar nas tarefas de alimentação no sector respectivo, nomeadamente preparar refeições ligeiras e distribuir dietas, do regime geral e terapêuticas;
  • ●  Preparar o material para a esterilização;
  • ●  Ajudar nas tarefas de recolha de material para análise;
  • ●  Preparar e lavar o material dos serviços técnicos;
  • ●  Transportar distribuir as balas de oxigénio e os materiais esterilizados pelos serviços de acção médica;
  • ●  Velar pela manutenção do material utilizado nos cuidados prestados aos doentes;
  • ●  Proceder à recepção, arrumação e distribuição de roupas lavadas e à recolha de roupas sujas e suas entregas;
  • ●  Assegurar o serviço externo e interno de transporte de medicamentos e produtos de consumo corrente, necessários ao funcionamento dos serviços;
  • ●  Colaborar com os respectivos serviços na realização dos trâmites administrativos relacionados com as suas actividades;
  • ●  Proceder à limpeza das macas nos respectivos locais de trabalho;
  • ●  Assegurar a manutenção das condições de higiene nos respectivos locais de trabalho;
  • ●  Proceder ao transporte, distribuição e entrega de documentos, materiais e equipamentos, dentro ou fora dos serviços;
  • ●  Proceder à carga, descarga e arrumação de materiais e equipamentos;
  • ●  Realizar pequenos serviços de manutenção e reparação do material, bens e haveres.

Aos profissionais das carreiras dos serviços gerais, na sua área de actuação, compete ainda, sem embargo do cumprimento das funções enunciadas, o exercício de todas as tarefas genericamente correspondentes às necessidades de apoio geral dos serviços e sectores a que estejam adstritos, sempre que tais tarefas não sejam da competência de outrem ou assumam carácter urgente.

• Gestor de Sistemas de Informação
  • Hospitais Públicos e Privados
  • Centros de Saúde
  • Consultórios Médicos
  • Clínicas
  • Outros Estabelecimentos de Saúde;
  • Centros de Terceira Idade
  • Lares
  • IPS/Centros de Acolhimento e Residência de Crianças
  • Domicílio
  • Institutos de Estética.

Física e Química 150
 Biologia 150